22/02/2019

Reitor da faculdade de engenharia da universidade e diretor de programas internacionais estiveram no Lactec para conhecer instalações


visitattu

O Lactec e a Texas Tech University (TTU), dos Estados Unidos, estudam ampliar a relacionamento estabelecido desde 2016. As instituições mantêm parceria por meio de um convênio com a empresa Brazilian Experience que prevê a participação de estudantes da universidade norte-americana em um programa de estágio nos laboratórios da instituição brasileira.

A ideia é que futuramente possam ser desenvolvidos projetos de pesquisa conjuntamente por meio do intercâmbio de pesquisadores e compartilhamento de conhecimento e equipamentos. Nesta quinta-feira (21), o reitor da Faculdade de Engenharia da TTU, Al Sacco Jr., e o diretor executivo de Programas Internacionais da universidade norte-americana, George Spoth, estiveram no Leme para conhecer os laboratórios das áreas de Emissões em Motores e Veículos e de Sistemas Mecânicos.

Acompanhado de Rafaela Rolim, diretora da Brazilian Experience, os representantes da TTU foram recebidos pelo presidente do Lactec, Luiz Fernando Vianna, pelos diretores Lauro Elias Neto e Hélio Padilha, e pelos gerentes de PD&I, Luiz Alkimin de Lacerda, e de Ensaios e Análises Laboratoriais, André Capra.

“Os laboratórios que vimos hoje são muito impressionantes”, diz Spoth. “Não temos nada como na área de checagem de emissões veiculares ou de homologação de carros. São estruturas que vemos na indústria, mas que não temos em uma universidade”.

O reitor da Faculdade de Engenharia da TTU considera muito positivo o relacionamento entre as instituições. “Nosso desejo é expandir o programa de parceria, não apenas enviando estudantes, mas talvez desenvolvendo projetos de pesquisa em conjunto que beneficiem tanto o Lactec quanto a Texas Tech University”, diz Sacco Jr. “Estamos todos interessados em energia barata limpa, em sustentabilidade. Todos os nossos objetivos estão alinhados, então parece ser natural essa aproximação.”

Para Lauro Elias Neto, uma cooperação técnica com a TTU pode acelerar o desempenho do Lactec no processo de pesquisa e inovação. “A Texas Tech University se mostrou uma universidade com muita conexão com nossos negócios, com uma atividade de pesquisa muito forte no setor de energia”, diz o diretor do Lactec.

No início de fevereiro, Luiz Fernando Vianna e Luiz Alkimin de Lacerda estiveram na TTU representando o Lactec. A visita incluiu um tour ao campus da universidade, visita a laboratórios da Faculdade de Engenharia e uma conversa com professores brasileiros e estudantes de doutorado do Brasil.

“O que impressiona é a grandiosidade das instalações deles e a capacidade técnica dos professores”, afirma Vianna. “Uma universidade do porte da Texas Tech procurar o Lactec para enviar seus alunos para aperfeiçoar seu aprendizado mostra que estamos preparados para trabalhar com tecnologia em nível mundial”.