14/03/2019

Empresa é referência mundial na identificação de parâmetros de qualidade da água a partir de imagens orbitais


20190219_100230

Dois representantes da empresa alemã EOMAP, especializada em softwares de mapeamento e monitoramento de parâmetros bio-óticos da qualidade da água a partir de imagens de satélite, estiveram recentemente no Brasil para ministrar um treinamento para pesquisadores do Lactec.

A capacitação faz parte do projeto de P&D em execução para a CTG Brasil que desenvolve uma metodologia inédita para monitoramento preventivo do deslocamento de macrófitas no reservatório das UHE de Jupiá (MS).

A tecnologia desenvolvida pela EOMAP permite a extração automática de parâmetros como turbidez e presença de clorofila em ambientes aquáticos a partir de imagens orbitais. O software desenvolvido pela empresa também detecta a presença de cianobactérias, identifica o índice de estado trófico, determina a profundidade da água com visibilidade e calcula a taxa de evaporação da água.

Segundo a pesquisadora Danielle Drago, da área de Geossoluções, a capacitação permitiu compreender a forma como o algoritmo alemão utiliza os dados obtidos a partir das imagens de satélite, fornece ao Lactec uma expertise única. Já Henrique Reisdorfer Leite, mestrando de Geografia e organizador do evento, acredita que o treinamento propiciou um contato estratégico e abrirá novas oportunidades para projetos no exterior.

No curso, foram aplicadas imagens das regiões dos reservatórios da CTG Brasil e realizados processamentos orientados a objetos para a identificação de plantas aquáticas e a classificação de ocupações das vegetações em termos de densidade. O curso foi ministrado na Sede do Lactec, em Curitiba, pelo analista de dados Hendrik Bernert e pelo diretor de Operações do EOMAP, Knut Hartmann. Participaram do treinamento 17 pessoas envolvidas no projeto, das quais 15 do Lactec e duas da CTG Brasil.

P1150188e