20/05/2019

Especialistas da instituição demonstrarão alternativas para atender as principais demandas da atualidade


O Latec ocupará lugar de destaque na primeira edição do Energy Solutions Show – evento integrante da Energy Week, que será realizado nos dias 28 e 29 de maio, no Transamérica Expo Center, em São Paulo, paralelo ao Brazil Windpower. A feira de negócios tem o propósito de aproximar os principais players do setor elétrico e grandes consumidores de energia das soluções para as atuais demandas técnicas e tecnológicas. Na Arena de Tecnologia e Inovação Lactec, especialistas da empresa e convidados apresentarão os temas que vêm ganhando cada vez mais importância em razão das transformações do setor, digitalização dos processos operacionais e do movimento de transição para tecnologias sustentáveis.

Assuntos como energy harversting, mobilidade elétrica, armazenamento de energia, microgrids, conectividade e segurança cibernética, entre outras ferramentas tecnológicas serão apresentados por meio de palestras e painéis de debates. Os visitantes da Energy Solutions Show também terão oportunidade de conversar com os especialistas, que ficarão à disposição do público para apresentar as novidades e esclarecer dúvidas durante todo o evento. “Será uma arena interativa, onde poderemos mostrar as soluções para o setor, com destaque especial para a questão da mobilidade elétrica, alvo da recente chamada pública da Aneel para projetos de P&D”, acrescentou o diretor presidente do Lactec, Luiz Fernando Vianna.

Na Arena de Tecnologia e Inovação Latec, os especialistas apresentarão as alternativas para atender às necessidades do setor elétrico nas áreas de monitoramento ambiental e gestão de ativos para parques eólicos, usinas fotovoltaicas e PCHs, eficiência energética, geossoluções, visão computacional, realidade virtual e padrões de conectividade sem fio. São soluções inovadoras, que convergem para as rotinas operacionais do setor, e, ao mesmo tempo, adequam-se ao contexto da era digital.

Confira a programação:

DIA 28 DE MAIO

10h30 – PALESTRA 1 – ENERGY HARVESTING – ALTERNATIVAS E SOLUÇÕES AUTOSSUSTENTÁVEIS PARA ALIMENTAÇÃO DE EQUIPAMENTOS ELÉTRICOS

Será apresentado o conceito de Energy Harvesting, ou seja, como se obter energia elétrica a partir do próprio meio ambiente para energização de dispositivos eletroeletrônicos de forma sustentável.

Palestrante: Lourival Lippmann, pesquisador do Lactec, mestre em Engenharia Elétrica e Informática Industrial pela UTFPR, graduado em Engenharia Eletrônica pelo ITA.

11h15 – PALESTRA 2 – COMO A DIGITALIZAÇÃO ESTÁ TRANSFORMANDO O SETOR DE ENERGIA ELÉTRICA?

Dentre outras questões, essa palestra irá abordar: (1) as necessidades do consumidor atual, (2) como a AES Tietê está acompanhando as tendências e inovações e (3) os benefícios para empresas e para sociedade.

Palestrante: Julia da Rosa Howat Rodrigues, Coordenadora de P&D e Inovação na AES Tietê

14h30 – PAINEL DE DEBATES 1 – ARMAZENAMENTO DE ENERGIA, MICROGRIDS E OTIMIZAÇÃO DA GERAÇÃO INTERMITENTE

Com enfoque nas opções existentes para armazenamento de energia, benefícios e projetos já em andamento no Brasil que estão utilizando essa tecnologia, abordando o case de Fernando de Noronha, o painel trará, também, o ponto de vista da concessionária de energia sobre necessidades do setor.

DIA 29 DE MAIO

10h30 – PALESTRA 3 – WI-SUN: PADRÃO DE CONECTIVIDADE SEM FIO PARA O SETOR ELÉTRICO

Nesta palestra, será apresentado o novo protocolo de comunicação Wi-SUN, que faz uso, em sua base, de padrões já consolidados, como IEEE802.15.4 e 6LowPAN, entre outros, adicionando camadas de segurança e permitindo a construção de Redes Mesh (em malha) abrangentes e com elevada permeabilidade para as mais diversas aplicações de Smart Grid e Smart City.

Palestrante: Lourival Lippmann, pesquisador do Lactec, mestre em Engenharia Elétrica e Informática Industrial pela UTFPR, graduado em Engenharia Eletrônica pelo ITA.

13h30 – PAINEL DE DEBATES 2 – CYBER SECURITY: SEGURANÇA E CONFIABILIDADE DE DADOS NO SETOR ELÉTRICO

A cyber segurança é um tema de preocupação constante no setor elétrico. A proposta do painel é apresentar e discutir as tecnologias disponíveis e sua aplicação no contexto do setor, incluindo block chain.

15h – PAINEL DE DEBATES 3 – MOBILIDADE ELÉTRICA: DESAFIOS E SOLUÇÕES PARA AVANÇAR NESTE MERCADO

Com a Chamada de P&D Estratégico nº 22 da Aneel sobre Mobilidade Elétrica, o painel promoverá discussões sobre incentivos, regulamentação, tecnologia e modelos de negócio para o desenvolvimento do modal no Brasil.

Mais informações no site do evento.