28/05/2019

Empresa apresenta soluções em pesquisa, desenvolvimento e inovação para o setor elétrico


Lourival_energy harvesting

O Lactec está marcando presença na primeira edição do Energy Solutions Show – evento que reúne os principais players do setor elétrico e grandes consumidores de energia, no Transamérica Expo Center, em São Paulo. A palestra Energy Harvesting – Alternativas e Soluções Autossustentáveis para alimentação de equipamentos elétricos abriu, na manhã desta terça-feira (28/5), a programação da Arena de Tecnologia e Inovação. No amplo espaço do Lactec na feira de negócios, os pesquisadores e outros profissionais de empresas parceiras estão demonstrando os projetos de P&D, serviços tecnológicos, de consultoria, ensaios e análises laboratoriais, que estão entre as soluções do portfólio da instituição.

Lourival_energy harvesting

O pesquisador do Lactec, Lourival Lippmann, ministrou a primeira palestra, apresentando as principais técnicas de energy harvesting como as que se valem da indução magnética ou da diferença de temperatura (efeito Seebeck) para geração de energia, além dos métodos convencionais, que utilizam a energia solar e a força dos ventos. Foram apresentadas iniciativas inovadoras sobre como o método de indução magnética – já usado na recarga de smartphones – pode ser aplicado, por exemplo, na recarga dos futuros veículos elétricos.

A autossustentabilidade, utilizando componentes ambientalmente corretos, como os supercapacitores em substituição às baterias, também foi abordada pelo pesquisador. Foram apresentados produtos desenvolvidos pelo Lactec com essa tecnologia, que dispensam o uso de bateria e podem, portanto, operar de forma sustentável por décadas sem manutenção. “A adoção desse conjunto de tecnologias é benéfica do ponto de vista ambiental e, também, resulta em significativa redução de custos de operação e manutenção para as concessionárias do setor elétrico”, acrescentou Lippmann.

Vários outros assuntos relacionados aos mercado de energia farão parte da programação de palestras e painéis da Arena de Tecnologia e Inovação Lactec no Energy Solutions, que se estende até o final da tarde desta quarta-feira (29/5).