29/05/2019

Tecnologia Wi-SUN se mostra como alternativa mais versátil para atender às demandas das Redes Inteligentes e outras aplicações para Smart City


Lourival_Conectividade

A palestra Wi-SUN: padrão de conectividade sem fio para o setor elétrico abriu a programação da Arena de Tecnologia e Inovação Lactec, na manhã desta quarta-feira (29/5), segundo e último dia da feira de negócios do Energy Solutions Show, que acontece no Transamérica Expo Center, em São Paulo. A tendência de expansão dos conceitos de Redes Inteligentes e de Smart City requer redes de comunicação mais robustas para atender às demandas de transmissão de um volume cada vez maior de dados. O Lactec tem se antecipado a esse cenário e já vem desenvolvendo soluções embasadas na inovadora tecnologia de redes de comunicação no padrão Wi-SUN para dar suporte aos sistemas de medição e automação das concessionárias do setor elétrico.

O pesquisador do Lactec, Lourival Lippmann, descreveu as topologias de redes de comunicação e padrões para conectividade disponíveis, dando destaque para aqueles que trabalham com frequências livres, como é o caso do LoRa (Long Range) e do LoRaWAN (Wide Area Network), de aplicação já consolidada. O Wi-SUN (Wireless Smart Ubiquity Network), apresentado recentemente, segundo Lippmann, reúne algumas características do LoRa, a exemplo do longo alcance, e ainda agrega outras vantagens em relação à diminuição dos conflitos de mensagem e de interferências por ruídos. “É uma rede dinâmica, que se autoconstrói”, acrescentou o pesquisador, referindo-se à versatilidade do novo padrão de conectividade.

Segundo Lippmann, apesar do protocolo Wi-SUN ser recente em âmbito mundial, o Lactec já vem desenvolvendo produtos com essa tecnologia, posicionando-se entre as empresas pioneiras na aplicação do novo padrão de conectividade, que pode se tornar um grande diferencial para o mercado de energia.