01/07/2019


Workshop_Equatorial

A atual configuração do sistema elétrico brasileiro, com a inserção da geração distribuída e das redes inteligentes, por exemplo, tem suscitado novas preocupações às concessionárias do setor. Atenta a esse cenário, a Equatorial Energia promoveu, na última semana, em Brasília (DF), um workshop, envolvendo a alta direção, gestores e técnicos do grupo, no qual especialistas do Lactec, a convite da holding, apresentaram as principais tendências tecnológicas em infraestrutura, digitalização de processos e novos modelos de negócio.

O gerente comercial do Lactec, Carlos Ribas, abriu o evento apresentando um panorama geral sobre temas que estão em evidência no setor elétrico, como a necessidade de avanço em arranjos técnicos para o armazenamento de energia, microgrids e mobilidade elétrica. Falou, ainda, sobre como a Ciência de Dados tem ganhado cada vez mais importância no setor, diante do novo contexto de expansão das redes de comunicação e do uso da inteligência artificial e outras tecnologias digitais para melhorias nos processos operacionais e de controle dos sistemas elétricos.

O detalhamento dos assuntos levados ao workshop da Equatorial Energia foi apresentado nas palestras dos pesquisadores do Lactec Juliano Andrade (armazenamento e microgrids), Luiz Felipe Toledo (eletromobilidade) e Lourival Lippmann (conectividade), que atuam diretamente em linhas de pesquisa, desenvolvimento e inovação nessas áreas. “Com nossa vasta experiência junto ao setor elétrico, temos procurado sempre propor soluções inovadoras, ajudando as concessionárias a sair na vanguarda em tecnologias que são tendência em âmbito global”, afirmou Carlos Ribas.

O Grupo Equatorial Energia atua nos segmentos de distribuição, transmissão, geração, comercialização, telecomunicações e serviços, nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste do país.