07/08/2019

Seminário promete estimular o debate sobre os novos desafios do setor elétrico


snptee

Belo Horizonte será a capital nacional do setor elétrico entre os dias 10 e 13 de novembro. Nessas datas, a cidade receberá a 25.ª edição do Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (SNPTEE). O evento tem o objetivo de capacitar e desenvolver as habilidades dos profissionais envolvidos com atividades técnicas e de gestão cada vez mais complexas.

O SNPTEE, que surgiu na década de 1970, está prestes a completar 50 anos. Essa será quarta vez em que o seminário acontecerá em solo mineiro. As edições anteriores em Minas Gerais foram realizadas em Belo Horizonte, em 1973 e 1987, e em Uberlândia, em 2003.

O superintendente de Planejamento e Operação de Geração e Transmissão da Cemig e coordenador-geral do XXV SNPTEE, Nelson Benício, destaca o encontro como uma oportunidade de promover o intercâmbio de informações e compartilhar conhecimento sobre os diversos players do setor elétrico nacional e internacional.

“O público do seminário é composto por profissionais experientes e iniciantes, representando diversas empresas, seja de engenharia, consultoria, centros de pesquisa, universidades, fabricantes de equipamentos e outras inúmeras que atuam no setor elétrico, tanto no Brasil como no exterior”, afirma Benício.

A cada edição, o SNPTEE reúne aproximadamente 1,8 mil participantes. Neste ano, a novidade será o Next Generation Network Showcase (NGNS), uma iniciativa do Comitê Internacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (Cigré). O mostruário visa propiciar aos jovens membros da organização a chance de apresentarem seus trabalhos a um público especializado e desfrutarem da possibilidade de desenvolver e construir networking desde o início de suas carreiras.

A coordenação do SNPTEE tem sido feita em sistema de rodízio desde o seu início, em 1971. À frente da organização do evento estiveram grandes empresas, tais como Itaipu, CTEEP, Cemig, Copel, Furnas, Chesf, Eletrosul e Eletronorte.

As inscrições para o XXV SNPTEE serão abertas no dia 20 de agosto. Mais detalhes podem ser obtidos no site do evento.

Sobre o SNPTEE

Promovido pelo CIGRE-Brasil, o SNPTEE é o maior evento técnico do país e um dos maiores do mundo na área de sistemas elétricos. O seminário tem reunido, a cada dois anos, os principais profissionais das concessionárias de energia elétrica, universidades, centros de pesquisa, empresas de engenharia e consultoria, fabricantes de equipamentos e instituições correlatas, além de consumidores do Brasil e do exterior.

Durante o SNPTEE, o público pode conferir apresentações e discussões de trabalhos técnicos em plenárias, que buscam promover o intercâmbio de informações técnicas e gerenciais.

Os desafios técnicos do sistema elétrico brasileiro e as inovações tecnológicas em escala mundial estão contemplados no escopo e na lista de temas dos 16 grupos de estudo que constituem o SNPTEE. Entre os destaques estão: inserção da geração intermitente; sistema de transmissão associado às grandes usinas hidroelétricas na Região Amazônica; integração de meios de storage (armazenamento); implantação da geração distribuída, da microgeração e redes inteligentes; impacto das alterações climáticas e ambientais; captação e desenvolvimento dos recursos humanos para superar desafios.

Após uma reformulação, o SNPTEE terá dois novos grupos de estudos neste ano: sistemas de distribuição e sistemas de geração eólica, solar e armazenamento. As mudanças alinham-se às tendências observadas no setor elétrico, permitindo aos participantes debater temas relevantes e cruciais para o crescimento sustentável das empresas de energia elétrica.

SERVIÇO | XXV SNPTEE

Data: de 10 a 13 de novembro de 2019

Local: Expominas – Centro de Feiras de Minas Gerais George Norman Kutova

Endereço: Avenida Amazonas, 6200, Gameleira – Belo Horizonte/MG

Mais informações: www.xxvsnptee.com.br