08/06/2018

Além da Coelba, Celpe e Cosern, que já utilizam a ferramenta desde o encerramento do projeto, o equipamento já está homologado na CEEE, CPFL, EDP e Energisa


Ferramenta realiza a função de três equipamentos

Ferramenta realiza a função de três equipamentos

Uma ferramenta hidráulica multifuncional desenvolvida pelo Lactec em parceria com a Coelba e a Feergs faz sucesso entre concessionárias de energia de todo o país. O equipamento foi desenvolvido no âmbito do programa de P&D da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e permite a realização de múltiplas tarefas, como a aplicação de conectores do tipo cunha, prensa terminal e corte de cabos.

Além da Coelba, Celpe e Cosern, que já utilizam a ferramenta desde o encerramento do projeto, o equipamento já está homologado na CEEE, CPFL, EDP e Energisa. Esta semana, a EDP adquiriu as primeiras peças, enquanto a Energisa utiliza a ferramenta desde maio em sua unidade de Aracaju (SE). A CPFL deve concluir em breve a aquisição de seu primeiro lote. Ao todo, a ferramenta já foi apresentada a nove diferentes empresas, segundo André Luis Müller, da Feergs, responsável pela comercialização do produto.

Funcionários da Energisa conhecem o equipamento

Funcionários da Energisa conhecem o equipamento

A ferramenta nasceu da necessidade de um equipamento que garantisse mais qualidade, produtividade e segurança nas atividades relacionadas a conexões de fios e cabos com a característica de produzir baixo nível de ruído, possibilitando ainda a realização destas atividades no período noturno sem maior incômodo à população no entorno. Em Salvador (BA), por exemplo, a legislação exige que a emissão de sons entre 22h e 7h não ultrapasse 50 db em distâncias de até 2 metros de qualquer imóvel. Portanto, o desafio era criar uma ferramenta hidráulica silenciosa e com desempenho a altura da necessidade das funções predeterminadas.

A solução final é um produto versátil, acionado por meio de baterias e sistemas hidráulicos. Ensaios demonstraram que o equipamento desenvolvido possui o mesmo desempenho dos dispositivos tradicionais, com a vantagem de não utilizar cartuchos explosivos agregando, sobretudo, segurança a atividade dispõe ainda de três funções distintas em apenas uma ferramenta.

Confira o vídeo de apresentação do equipamento 

Mais informações sobre o produto