27/06/2018

Associação representa 154 instituições de pesquisa públicas e privadas. Executivo ficará à frente da entidade até 2020

Luiz Fernando Vianna

Luiz Fernando Vianna

O presidente do Lactec, Luiz Fernando Vianna, foi eleito nesta quarta-feira (27) para assumir a presidência da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (Abitpi) no biênio 2018-2020. A eleição foi realizada por meio de votação eletrônica durante o IX Congresso Abipti, que acontece até sexta-feira (29) em São Luís (MA).

Fundada em 1981, a Abipti reúne hoje 154 instituições de pesquisa públicas e privadas entre suas associadas, representantes das 27 unidades federativas. Entre as principais ações que pretende desenvolver à frente da entidade, Vianna destaca uma maior aproximação da associação representativa com as instituições associadas. “A partir de agosto iniciaremos uma série de reuniões, sendo ao menos uma por região do país, e estarei presente em todas ao lado do vice-presidente regional”, afirma. O novo presidente pretende também dar continuidade à estratégia de interlocução com o setor empresarial, incluindo estratégias de divulgação para fortalecimento da imagem da Abipti.

“Também é nosso compromisso reforçar a atuação no Congresso Nacional, seja no atual papel de Secretaria Executiva da Frente Parlamentar de Ciência e Tecnologia na Câmara dos Deputados, seja na defesa, enquanto entidade representativa de setor, de assuntos de interesse da pesquisa tecnológica nacional, em particular do interesse direto dos ICTs associadas à Abipti”, diz.

Entre outras medidas mais específicas, a entidade centrará esforços na disputa por um espaço no Parque Tecnológico de Brasília (Biotic), por considerar o empreendimento estratégico para o ecossistema de inovação do Distrito Federal.

Vianna ocupava desde 2014 o cargo de vice-presidente da Região Sul da entidade e assume o lugar de Júlio Cesar Félix, diretor-presidente do Tecpar, que já esteve à frente da Abipti em três gestões, a última iniciada em 2016. “Por ter participado de duas gestões como vice-presidente, o Luiz Fernando é uma pessoa bastante familiarizada com a organização e com as entidades associadas”, diz Félix. “Tenho plena confiança em sua capacidade de gestão e de inovar nessa atividade, somando competência com os demais membros eleitos.”

Além de Vianna, foram anunciados nesta quarta-feira os demais integrantes da nova diretoria. André Roberto Lima Tapajós, da Tap4 Mobile, foi eleito vice-presidente da região Norte; Antônio Carlos Porto de Andrade, do ITPS, vice-presidente da região Nordeste; Marco Aurélio Krieger, da Fiocruz, vice-presidente da região Sudeste; e Júlio Salomão, do Tecpar, vice-presidente da região Sul. O representante do Centro-Oeste será indicado pela Embrapa.

Vianna é administrador pela Universidade Tuiuti do Paraná, com especialização em Desafios de Liderança de Equipes (Challenges of Leadership in Teams) pelo Sloan School of Management do Massachusetts Institute of Technology (MIT). Iniciou no Lactec em 1999 como estagiário e chegou à presidência da empresa em 2014. É ainda membro do Conselho Consultivo e do Grupo Temático sobre o Setor de Petróleo e Gás da Finep, do Conselho Fiscal do IPD Eletron, do Conselho Temático de Política Industrial, Inovação e Design da Fiep e do Conselho Superior da Fundação Araucária.