11/07/2018

Projeto visa utilização do biogás para geração de energia e substituição de combustíveis fósseis utilizados por tratores


Foto: Copercampos

Foto: Copercampos

A Copercampos e a empresa de Transmissão Sul Brasileira de Energia (TSBE) contrataram o Lactec para a execução de um projeto de P&D com o objetivo de tornar mais eficiente o uso do biogás produzido na Granja dos Pinheiros, em Campos Novos (SC). O termo de cooperação foi assinado na última sexta-feira (6) e dá continuidade a pesquisa realizada até o ano de 2017.

O projeto prevê a geração de biometano a partir do gás gerado na decomposição de dejetos suínos e a sua utilização para gerar energia e para movimentar tratores, em substituição a combustíveis fósseis. Além disso, o Lactec trabalhará com a utilização de algas nos biodigestores para produzir uma biomassa que poderá ser aproveitada em ração animal.

A Copercampos utiliza biogás em biogeradores para obter energia utilizada no aquecimento das granjas. Porém a pesquisa buscará um melhor aproveitamento dos dejetos orgânicos para obtenção de um gás mais limpo e mais eficiente. Segundo a Copercampos, a tecnologia desenvolvida no projeto de P&D ficará à disposição para implantação nas demais granjas e também aos produtores associados.

Com informações da Copercampos