17/09/2018

Competição que avalia o modal de transporte mais eficiente será realizado nesta quarta-feira (19)


intermodal

A 12ª edição do Desafio Intermodal de Curitiba será realizada nesta quarta-feira (19), reunindo diversos modais de transporte para avaliar qual a forma mais eficiente de se locomover pela cidade entre 18h e 19h, considerado horário de pico. Organizado pelo Programa Ciclovida da UFPR, o evento conta com apoio do Lactec.

Entre os competidores participarão pedestre, corredor, bicicleta, carro, motocicleta e ônibus; além de portadores de deficiência física. O objetivo é verificar, em um percurso de aproximadamente dez quilômetros, qual o meio de transporte mais eficiente, levando em consideração três quesitos de avaliação: tempo de deslocamento, custos para o usuário e emissão de poluentes. Os dados, coletados ao longo do percurso, resultarão em médias, que indicarão o modal mais eficiente.

Os participantes poderão fazer o caminho que julgarem melhor, mas devem passar por um ponto intermediário, no Escritório Verde da UTFPR, no Rebouças. Em todas as edições realizadas anteriormente a bicicleta teve desempenho superior aos carros.

Além do Lactec, apoiam o desafio Detran-PR, UTFPR, Cicloiguaçu,  Federação Paranaense de Ciclismo, e os projetos  de  extensão Ciência para Todos e Colabbici.