08/10/2018

Parceria passa a prever destinação de parte dos recursos embolsados pela universidade ao Fundo de Desenvolvimento Acadêmico da instituição


convenioufpr1

O Lactec e a UFPR assinaram na sexta-feira (5) a renovação do termo de uso compartilhado de espaços, que inclui os prédios do Cehpar, LAC, Lame e Leme, além de equipamentos. O novo acordo prevê que parte dos recursos embolsados pela UFPR seja destinado ao Fundo de Desenvolvimento Acadêmico (FDA) para fomento a atividades de ensino, pesquisa e extensão em parceria entre as duas instituições.

“Nosso grande desafio era não deixar que esse documento fosse apenas um contrato de aluguel”, disse o presidente do Lactec, Luiz Fernando Vianna, na cerimônia de assinatura do termo. “É muito mais do que isso: é um termo de parceria que tem de ser usado da melhor maneira possível para ambas as partes”. Além de estabelecer um regimento interno para a parceria, o documento assinado define que o compartilhamento não deve afetar as atividades-fins de ambas partes.

Vianna foi recebido no gabinete da reitoria da UFPR pela vice-reitora da instituição, Graciela Inês Bolzón de Muniz. “Essa é uma parceria público privada muito importante como uma forma de desenvolver a ciência e a tecnologia no Brasil, em áreas que são importantes e têm impacto para o nosso estado e para o nosso país”, disse Graciela.

“O grande benefício não é a questão do aluguel em si, mas a parceria; a construção de projetos em conjunto e ações em conjunto entre o Lactec e a UFPR para o desenvolvimento científico, tecnológico e da inovação”, explicou o pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças da universidade, Fernando Marinho Mezzadri. “São duas instituições muito importantes para nossa sociedade que tem de estar mais integradas e desenvolver ações em conjunto”.

Estiveram presentes à cerimônia ainda Hélio Padilha, diretor de Desenvolvimento Tecnológico do Lactec; Lauro Elias Neto, diretor de Operações; André Ricardo Capra, gerente de Ensaios e Análises Laboratoriais; Fábio Dib, gerente de Infraestrutura e Suprimentos; Kátia Peroni, gerente de PMO e Finanças; Luciana Maranhão, coordenadora jurídica; Luiz Alkimin de Lacerda, gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação; Ricardo Salton Rosek, gerente de Ensino Especializado; e Tânia Lúcia Graf de Miranda, gerente de Serviços Tecnológicos e Inovação.

convenioufpr2