01/11/2018

Trabalhos foram realizados por uma equipe de 14 pesquisadores do Lactec ao longo de 11 meses


Técnicos da Brookfield Energia Renovável entregam PAE ao prefeito de Muçum (RS), Lourival de Seixas, ao lado do pesquisador Rubem Daru, do Lactec

Técnicos da Brookfield Energia Renovável entregam PAE ao prefeito de Muçum (RS), Lourival de Seixas, ao lado do pesquisador do Lactec Rubem Daru (foto: Prefeitura de Muçum)

O Lactec entregou na última semana para os órgãos de defesa civil de 25 municípios Planos de Ação de Emergência (PAE) referentes a seis pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) localizadas no estado do Rio Grande do Sul.

Os trabalhos foram realizados por uma equipe de 14 pesquisadores do Lactec para a Brookfield Energia Renovável, responsável pelos empreendimentos, ao longo de 11 meses. Os PAEs permitem que, em caso de rompimento de uma barragem, estejam previstas as providências e as consequências aos municípios que fazem parte da região onde as usinas estão instaladas. O levantamento é uma exigência da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

O projeto de elaboração do plano é precedido de etapas de avaliação de documentos, inspeção visual e descrição das estruturas existentes; mapeamento cartográfico; estudos de climatologia, geomorfologia e hidrologia local; estudo de ruptura de barragem e cenários de propagação de onda de cheia; detecção, avaliação, classificação e ações esperadas para cada nível de resposta e análise da instrumentação de monitoramento.

Os PAEs elaborados pelo Lactec abrangem as PCHs Passo do Meio (localizado no município de São Francisco de Paula), Pezzi (Bom Jesus e Jaquirana), Caçador (Serafina Corrêa), Linha Emília (Dois Lajeados), Cotiporã (Cotiporã) e Serra dos Cavalinhos I (Monte Alegre dos Campos).