11/12/2018

Via conta com 11 eletropostos já em funcionamento e permite a recarga rápida de baterias de veículos elétricos e híbridos em circulação no país


Equipe do Lactec na inauguração da eletrovia da Copel

Equipe do Lactec na inauguração da eletrovia da Copel

Com 730 km de extensão, ligando Paranaguá, no litoral do Paraná, a Foz do Iguaçu, no Oeste do estado, a maior eletrovia do Brasil foi inaugurada oficialmente nesta segunda-feira (10) pela Copel. A via conta com 11 eletropostos já em funcionamento e permite a recarga rápida de baterias de veículos elétricos e híbridos em circulação no país.

Executado no âmbito do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o projeto conta com a participação do Lactec no desenvolvimento e implantação dos eletropostos.

Os eletropostos já estão em funcionamento em Paranaguá, Curitiba, Palmeira, Fernandes Pinheiro, Prudentópolis, Candói, Laranjeiras do Sul, Ibema, Cascavel, Matelândia e Foz do Iguaçu. Cada unidade tem 50 kVA de potência e três tipos de conectores, próprios para atender os modelos de carros disponíveis no Brasil.  As estações podem ser utilizadas gratuitamente e carregam 80% da bateria da maioria dos carros elétricos em cerca de meia hora.

A cerimônia de inauguração da eletrovia foi realizada em Paranaguá pelo diretor da Copel Distribuição, Antônio Guetter, que anunciou ainda o desafio de, nos próximos anos, transformar em eletrovia a BR-101, que liga o Rio Grande do Sul ao Rio Grande do Norte, em parceria com outras concessionárias de energia.

Representando o Lactec, participaram do evento o diretor de Operações, Lauro Elias Neto; o gerente comercial, Carlos Eduardo Ribas; o gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, Luiz Alkimin de Lacerda; o pesquisador Carlos Gabriel Bianchin, coordenador do projeto no Lactec; além de Tainá Zanchet Ribas, Luiz Caetano Maciel e Hiago Chrisostomo Sangali.

O evento contou ainda com a presença de representantes da Itaipu Binacional, da Aneel, da Abradee, da Renault, da Nissan, da BMW e da Associação Brasileira dos Proprietários de Veículos Elétricos, entre outros.

As ações para a inauguração da eletrovia incluíram ainda uma carreata, em veículos elétricos, até Foz do Iguaçu com executivos e técnicos da Copel. O trecho foi percorrido na terça-feira (11).

A eletrificação automotiva segue tendências da indústria automobilística internacional e atende ao Acordo de Paris, que exige novas soluções de geração e consumo de energia baseadas em fontes renováveis e tecnologia sustentável.

 

Eletroposto da Copel em Paranaguá

Eletroposto da Copel em Paranaguá