29/01/2019

Laboratório é o primeiro das regiões Norte e Nordeste voltado à certificação de placas fotovoltaicas


Fábio Dib, Eduardo Guimarães, Luiz Fernando Vianna, Hélio Padilha, CArlos Eduardo Ribas, José Mário Moraes e Silva, Jefferson Chapieski e André Ricardo Capra

Fábio Dib, Eduardo Guimarães, Luiz Fernando Vianna, Hélio Padilha, CArlos Eduardo Ribas, José Mário Moraes e Silva, Jefferson Chapieski e André Ricardo Capra

Executivos do Lactec participaram nesta terça-feira (29), em Salvador (BA), da inauguração do Labsolar, primeiro laboratório de certificação de placas fotovoltaicas das regiões Norte e Nordeste do país e primeiro do Nordeste voltado a pesquisas em energia solar. A instalação, que conta com apoio do Lactec, fica nas dependências do Parque Tecnológico da Bahia e recebeu R$4 milhões em investimentos.

Fruto de uma parceria da Coelba com o Instituto de Física da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e do governo do estado da Bahia, por meio das secretarias de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e de Infraestrutura (Seinfra), o laboratório ocupa 629 m² e é dotado de câmara climática, simulador solar flash, simulador solar contínuo, bancadas de testes mecânicos, além de instrumentação elétrica e óptica.

O Lactec participa da iniciativa desde o ano passado, quando assinou um termo de cooperação técnica com a Secti para apoiar conjuntamente a ampliação e a acreditação do Labsolar. Além de certificar componentes de sistemas de energia solar fotovoltaica e calibrar instrumentos de medição, o laboratório servirá para auxiliar na realização de projetos de P&Ds na área de novas tecnologias fotovoltaicas, na formação de técnicos, engenheiros e pesquisadores na área de energia solar, e em testes e serviços para sistemas fotovoltaicos.

O primeiro projeto que utilizará a infraestrutura será desenvolvido pelo Lactec para Coelba, no âmbito do programa de P&D da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O projeto estudará a aplicação de microrredes isoladas, baseadas em pequenas usinas fotovoltaicas com bancos de baterias, como solução em larga escala para a universalização de energia.

Estiveram presentes à cerimônia de inauguração do laboratório, pelo Lactec, o presidente, Luiz Fernando Vianna, e o diretor de Desenvolvimento Tecnológico, Hélio Padilha, além de André Capra, Carlos Eduardo Ribas, Eduardo Guimarães, Fábio Dib, Jefferson Chapieski e José Mário Moraes e Silva.

Com informações da Secti