Elaboração de Plano de Segurança de Barragens

O Lactec dispõe de equipe com experiência para elaboração de Planos de Segurança de Barragens e de Planos de Ação de Emergência (PAE) de barragens hidráulicas, exigências da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Planos de Segurança de Barragens, de uma forma geral, devem apresentar o trabalho proposto pela empresa para evitar falhas a partir do monitoramento da estrutura. Já os PAEs permitem que, em caso de rompimento de uma barragem, estejam previstas as providências e as consequências aos municípios que fazem parte da região onde as usinas estão instaladas.

O projeto de elaboração do plano é precedido de etapas de avaliação de documentos, inspeção visual e descrição das estruturas existentes; mapeamento cartográfico; estudos de climatologia, geomorfologia e hidrologia local; estudo de ruptura de barragem e cenários de propagação de onda de cheia; detecção, avaliação, classificação e ações esperadas para cada nível de resposta e análise da instrumentação de monitoramento.

O Lactec também atua em inspeções de estruturas que compõem as barragens com instrumentos de medição de parâmetros que podem indicar uma possibilidade de ruptura.

Em caso de dúvidas, envie um e-mail para comercial@lactec.org.br ou solicite uma proposta.